quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Reflexão nº1 - A integração das TIC no processo de ensino aprendizagem: uma opção ou uma necessidade?


            Após a leitura dos vários textos, seguindo-se da nossa própria interpretação, ponderamos que as TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, são, nos tempos que correm, uma necessidade, apesar de que toda a comunidade educativa tem a opção de as utilizar ou não.

            Consideramos ser uma necessidade utilizar as TIC pois estas oferecem uma maior facilidade de acesso a todos os níveis sejam eles pessoais ou profissionais. A nível de ensino aprendizagem as TIC são uma mais-valia para a aprendizagem do aluno pois estes estão cada vez mais habituados a utilizá-las no seu dia-a-dia, juntar esta ferramenta aos métodos de ensino, a nosso ver, é uma forma lúdica e motivadora para o aluno demonstrar interesse na vida escolar.

Segundo Sá Chaves e Sousa Santos “todos os avanços e desenvolvimentos científicos e tecnológicos constituem mudanças significativas na sociedade, trazendo consigo aspetos positivos e negativos; deste modo, as questões da globalização, da informação e da sua acessibilidade e utilização constituem inquestionável conquista da Humanidade.” (Botelho, 2005).

Segundo, João Paz a utilização das TIC vieram facilitar e aumentar o contacto entre docente e aluno ou entre colegas de turma como por exemplo na utilização do Moodle ou do E-mail, o docente consegue disponibilizar material necessário para a aula sem que o aluno perca tempo ou dinheiro em fotocópias ou livros muitas vezes dispendiosos no seio familiar. O E-mail ou mesmo as redes sociais ajudam a que o contacto entre por exemplo elementos de um grupo de trabalho partilhem informação e ideias referentes ao tema de trabalho sem terem que despender tempo a dirigirem-se à escola para se encontrarem e realizarem o trabalho.

Em contra partida “(…) na classe profissional dos professores(…) verificam-se muitas vezes atitudes de resistência à sua utilização entre os mais velhos.” (Paz, 2008), ou seja, muitas vezes os próprios docentes, em particular os profissionais com mais anos de serviço, negam-se a utilizar as TIC pois têm a opinião que esta ferramenta é inútil em comparação aos métodos já utilizados ou simplesmente têm dificuldade em utilizá-las e mostram desinteresse em aprender.

            Olhando especificamente para o ensino superior as TIC são uma ferramenta indispensável na rotina dos estudantes ou mesmo docentes pois a maior parte dos trabalhos pedidos ou mesmo a exibição e preparação das aulas e avaliações são apresentadas e partilhadas entre toda a comunidade escolar via mais uma vez Moodle.

A utilização das TIC não tem só aspetos positivos pois pensamos que o facto de existir pessoas sem acesso às mesmas ou o medo em utilizá-las seja um aspeto negativo pois são assim consideradas infoexcluídas, como já falamos em aula, este aspeto acaba por menorizar ou discriminar uma pessoa que não sinta necessidade de utilizar as TIC. Este aspeto realça-se em turmas heterogéneas de ensino superior “(…) constituídas não apenas por alunos vindos do ensino secundário mas também por alunos de uma faixa etária mais avançada provenientes do mercado de trabalho(…) e que frequentemente estiveram muitos anos sem estudar .” (Fidalgo, 2009)

Concluímos assim que as TIC são mesmo uma ferramenta essencial no processo ensino aprendizagem visto que estamos numa sociedade cada vez mais educada e habituada ao uso de computadores, tablets, smartphones, entre outras tecnologias, na maior parte das vezes ou mesmo na totalidade ligadas à Internet onde o uso de livros ou materiais em papel é agora obsoleto.

Contudo percebemos também que muitas vezes não seja uma ferramenta fácil para quem está habituado aos métodos antigos de ensino em que o uso de um manual escolar seja mais fácil do que apresentar um PowerPoint em sala de aula, apesar de que nunca ser tarde para aprender.





Bibliografia




Botelho, F. (14 de 07 de 2005). Globalização e cidadania: reflexões soltas.

Fidalgo, P. (18 de 03 de 2009). Educação. O ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação.

Paz, J. (17 de 04 de 2008). Educação- Setúbal na rede. Educação e novas tecnologias.


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