Após a
leitura dos vários textos, seguindo-se da nossa própria interpretação,
ponderamos que as TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, são, nos
tempos que correm, uma necessidade, apesar de que toda a comunidade educativa
tem a opção de as utilizar ou não.
Consideramos ser uma necessidade
utilizar as TIC pois estas oferecem uma maior facilidade de acesso a todos os
níveis sejam eles pessoais ou profissionais. A nível de ensino aprendizagem as
TIC são uma mais-valia para a aprendizagem do aluno pois estes estão cada vez
mais habituados a utilizá-las no seu dia-a-dia, juntar esta ferramenta aos
métodos de ensino, a nosso ver, é uma forma lúdica e motivadora para o aluno
demonstrar interesse na vida escolar.
Segundo Sá Chaves e Sousa Santos “todos os avanços e desenvolvimentos
científicos e tecnológicos constituem mudanças significativas na sociedade,
trazendo consigo aspetos positivos e negativos; deste modo, as questões da
globalização, da informação e da sua acessibilidade e utilização constituem inquestionável
conquista da Humanidade.” (Botelho, 2005) .
Segundo, João Paz a utilização das TIC vieram facilitar e aumentar o
contacto entre docente e aluno ou entre colegas de turma como por exemplo na
utilização do Moodle ou do E-mail, o docente consegue disponibilizar material
necessário para a aula sem que o aluno perca tempo ou dinheiro em fotocópias ou
livros muitas vezes dispendiosos no seio familiar. O E-mail ou mesmo as redes
sociais ajudam a que o contacto entre por exemplo elementos de um grupo de
trabalho partilhem informação e ideias referentes ao tema de trabalho sem terem
que despender tempo a dirigirem-se à escola para se encontrarem e realizarem o
trabalho.
Em contra partida “(…) na classe profissional dos professores(…)
verificam-se muitas vezes atitudes de resistência à sua utilização entre os
mais velhos.” (Paz, 2008) ,
ou seja, muitas vezes os próprios docentes, em particular os profissionais com
mais anos de serviço, negam-se a utilizar as TIC pois têm a opinião que esta
ferramenta é inútil em comparação aos métodos já utilizados ou simplesmente têm
dificuldade em utilizá-las e mostram desinteresse em aprender.
Olhando especificamente para o
ensino superior as TIC são uma ferramenta indispensável na rotina dos
estudantes ou mesmo docentes pois a maior parte dos trabalhos pedidos ou mesmo
a exibição e preparação das aulas e avaliações são apresentadas e partilhadas
entre toda a comunidade escolar via mais uma vez Moodle.
A utilização das TIC não tem só aspetos positivos pois pensamos que o
facto de existir pessoas sem acesso às mesmas ou o medo em utilizá-las seja um
aspeto negativo pois são assim consideradas infoexcluídas, como já falamos em
aula, este aspeto acaba por menorizar ou discriminar uma pessoa que não sinta
necessidade de utilizar as TIC. Este aspeto realça-se em turmas heterogéneas de
ensino superior “(…) constituídas não apenas por alunos vindos do ensino
secundário mas também por alunos de uma faixa etária mais avançada provenientes
do mercado de trabalho(…) e que frequentemente estiveram muitos anos sem
estudar .” (Fidalgo, 2009)
Concluímos assim que as TIC são mesmo uma ferramenta essencial no
processo ensino aprendizagem visto que estamos numa sociedade cada vez mais
educada e habituada ao uso de computadores, tablets, smartphones, entre outras
tecnologias, na maior parte das vezes ou mesmo na totalidade ligadas à Internet
onde o uso de livros ou materiais em papel é agora obsoleto.
Contudo percebemos também que
muitas vezes não seja uma ferramenta fácil para quem está habituado aos métodos
antigos de ensino em que o uso de um manual escolar seja mais fácil do que
apresentar um PowerPoint em sala de aula, apesar de que nunca ser tarde para aprender.
Bibliografia
Botelho, F. (14 de 07 de 2005). Globalização e
cidadania: reflexões soltas.
Fidalgo, P. (18 de 03 de
2009). Educação. O ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação.
Paz, J. (17 de 04 de 2008).
Educação- Setúbal na rede. Educação e novas tecnologias.
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