sábado, 14 de janeiro de 2017

Reflexão Pessoal - Marisa Bação

No âmbito da Unidade Curricular, Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, é pedido às discentes como último trabalho da UC, uma reflexão individual onde se reflita sobre as expetativas da mesma, os contributos e aprendizagens da UC para a formação pessoal, profissional e académica, aspetos menos conseguidos e sugestões de aprofundamento do tema.
Na minha opinião, esta é uma UC produtiva, contribuindo assim para o meu conhecimento seja a nível pessoal, seja futuramente a nível profissional.
Ao ter conhecimento desta UC, inicialmente, pensei que esta viria na sequência da UC Expressões e Tecnologias, lecionada no 2ºano da licenciatura. Mas percebi que nesta UC as aprendizagens não se repetiriam. Como é óbvio, existiu conteúdos comuns, não fosse ambas UC ligadas às novas tecnologias, mas a UC de LPTIC, deu-me “mais liberdade” para aprender a trabalhar em diversos programas. Lembro-me, particularmente, de um programa que a docente Maria Rosário Rodrigues disse mesmo para o explorarmos à nossa maneira. Só este facto ajuda bastante, nós enquanto alunas, e futuras profissionais de educação, e entender com o que é que podemos trabalhar no futuro com as crianças, pois fomos nós que pesquisamos, fomos nós que fizemos mal e voltamos a fazer.
Em termos de conteúdos mais significativos para mim, foram, sem dúvida, o trabalho envolvente no Jogo Online, onde podemos pesquisar vários sites de jogos, tentando assim escolher o que mais se adequava ao pedido, e a atividade ligada à televisão, que esteve dividida em duas partes, onde primeiramente foi apresentada uma atividade consoante a faixa etária com que privei no meu primeiro momento de estágio, criando assim uma atividade ligada à língua portuguesa, e outra mais às artes plásticas. Depois, com o par do blog, juntamos as nossas atividades, e conseguimos criar uma nova atividade, conseguindo até englobar os dois filmes escolhidos.
Penso que todos os objetivos foram alcançados, quer por docentes, quer por discentes. No entanto acho que à um aspeto que deveria ser melhorado, nomeadamente a criação do filme. Na minha opinião, o facto de este ser pedido, perto da altura das “férias de natal”, onde normalmente temos imensos trabalhos e testes, impossibilitou-me, a tentar fazer um trabalho mais desenvolvido, pois assim tive de dividir os poucos dias de férias pelos inúmeros trabalhos a desenvolver. Isto não quer dizer que esta UC tem menos importância que as outras, mas senti que a criação do filme foi um pouco colocada para último plano devido a estar muito próxima do fim do semestre.
Para terminar a minha reflexão, quero reforçar que esta UC, me deu conhecimento de certos programas que até hoje desconhecia, e também me deu a possibilidade de aumentar o meu conhecimento ligado às novas tecnologias.


Sem comentários:

Enviar um comentário